Subvertendo o crochet e o bordado

Engana-se quem acredita que trabalhos manuais como crochet e bordado são coisas de vovó. Não só é uma super referência no design, onde os tramados saem das agulhas e são transportados para estampas, móveis e objetos, até como movimento, como no caso do Rita Smirma, de mulheres que fundaram um grupo de encontro em Buenos Aires, para juntas produzirem trabalhos manuais. Mesmo como um despretensioso clube, para terapia ocupacional e passatempo, o coletivo se transformou em algo a mais, que representa a expressão de feminilidade das integrantes, subversão, espelho e contraste dos tempos de hoje. Os bordados passam de mão em mão, onde elas sabem como começa, mas não tem ideia de como pode terminar. “Tudo alí ponto a ponto, feito por mãos inquietas, que desejam mirar os olhos além da tecnologia e do virtual”.
Aqui na Liquens somos apaixonados por trabalhos assim. Crochet e ponto cruz são um dos maiores temas que acumulamos referências, e uma das nossas criações, a padronagem Renda, é inspirada nesses trabalhos.

Show room Reinaldo Lourenço para DellAnno com renda Liquens

Porta Copo Renda Liquens

Uma das tendências mais baladas atualmente são as tramas em grande formato em móveis e objetos de decoração como cortinas e tapetes.
E ainda tem o movimento Yarn Bombing, que desde 2004, vem vestindo postes, árvores, estátuas e outros itens do cenário urbano com a produções artesanais. São como grafittis efêmeros, já que não são permanentes e podem ser removidos com facilidade. O primeiro registro de ações com trabalhos manuais em espaços públicos foi em 2004, na Holanda, pelo artista Den Helder. O início do movimento com este nome é atribuído a norte-americana Magda Sayeg, que em 2005 cobriu o trinco da porta da sua loja com crochet, para “ficar mais aconchegante”. Seja como ferramenta de protesto, ou apenas a intenção de colorir uma praça, o Yarn Bombing vai ser pauta por um bom tempo.
Para ler mais sobre o grupo Rita Smirna, acesse o link: http://revistatpm.uol.com.br/notas/maos-inquietas.html
Anúncios

Uma resposta para “Subvertendo o crochet e o bordado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s