Nós amamos Playmobil

Primeiros Playmobil, lançados em 1974

Esses bonequinhos simpáticos com 7,5cm de altura fazem parte da infância de crianças do mundo inteiro desde 1974, quando foram criados por Hans Beck. A linha consiste em bonecos com partes móveis e uma série de figurinos, acessórios, veículos e animais que integram cenários e temas variados, como polícia, naves espaciais, profissões, Velho Oeste, entre outros. São milhares de figuras que fazem parte de mais de 50 temas diferentes.

Beck passou três anos desenvolvendo o projeto do Playmobil: a ideia foi criada após a crise do Petróleo nos anos 1970, quando foi necessária uma solução radical para problemas de produção causados pela alta dos preços dos barris de petróleo, matéria prima do plástico. A alternativa de criar brinquedos menores, que utilizavam menos material, foi o carro chefe da criação.O projeto inicial vinha de pequenos veículos, mas Hans Beck acabou por se concentrar nas figuras que acompanhariam os brinquedos.

A cabeça do Playmobil foi desenvolvida com base em desenhos de crianças, nos quais muitas vezes, possui grandes dimensões e o nariz nem sempre aparece. Tais observações influenciaram no design original de 1974.

O brinquedo fez parte da infância dos brasileiros durante os anos 1970 e 1980. Depois de alguns anos fora do mercado, hoje é possível encontrar várias opções nas lojas. Mas não só os pequenos são apaixonados pelos bonequinhos: vários adultos mantiveram suas coleções e seguem comprando, trocando e criando coisas lindas, como a psicóloga Maria Misk, que criou o projeto I Love Playmo, a partir de imagens criadas por ela com vários cenários e bonecos incríveis.

Maria teve a ideia de fotografar sua coleção em uma viagem ao Rio de Janeiro, onde resolveu abrir um perfil no Instagram para postar seus cliques.

Para a psicóloga, a paixão por playmobil começou muito cedo, quando ela teve seu primeiro contato através dos bonecos do irmão. Em sua última contagem contabilizou 500 modelos e que entre seus xodós, está um palhaço de pernas compridas e um bobo da corte.  “Sempre achei o Playmobil um brinquedo especial. Quando surgiram temas femininos, como escola e parque, comprei alguns. Porém, a coleção começou mesmo quando percebi que eles estavam sumindo das prateleiras.”

E haja criatividade para tantos ensaios fotográficos: ela busca inspiração em locais que visita, e já aproveita para fazer as fotos. A psicóloga também criou uma fanpage no Facebook.

Aqui na Liquens, tudo que é alado vai para nossa galeria de referências. Confere os modelos com asinhas que encontramos:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s