Waltercio Caldas: o ar mais próximo e outras matérias

Waltercio Caldas nasceu no Rio de Janeiro em 1946. É escultor, desenhista, artista gráfico e cenógrafo. Já expôs em diversos lugares do mundo e esteve em várias Bienais de Veneza, do Mercosul e de São Paulo. Com o título O Ar mais próximo e outras matérias, em cartaz em Porto Alegre na Fundação Iberê Camargo, o artista apresenta 87 obras produzidas desde 1969, entre objetos, instalações, esculturas e desenhos, alguns deles, inéditos. Caldas pode ser considerado, desde o início de sua carreira, como um artista que não pode ser classificado através dos suportes escolhidos para suas obras: não há suporte ou material de preferência. Já a tridimensionalidade, sim, é um dos destaques de sua produção, mesmo nos desenhos em nanquim sobre papel.

Sua arte responde ativamente a cada ambiente arquitetônico em que está inserida, e por isso, a importância e necessidade que o artista acompanhe cada montagem de suas exposições. Obras e formas se transformam de acordo com cada local escolhido para cada mostra, apresentando criações em parte efêmeras e mutantes.  A curadoria é de Gabriel Pérez-Barreiro (da Colección Patricia Phelps de Cisneros, na Venezuela e nos Estados Unidos) e Ursula Davila-Villa (do Blanton Museum of Art, no Texas).

Waltercio Caldas: o ar mais próximo e outras matérias proporciona um intenso exercício de observação para seus visitantes. As instalações permitem que nossa capacidade visual se amplie, visto que aquilo que reconhecemos prontamente logo se transforma. Ao questionar a previsibilidade, os trabalhos exigem imaginação e uma posição ativa perante o que está exposto. Fora da categorização minimalista, formalista ou conceitual, ele tangencia vertentes criativas e referências nacionais e internacionais para construir seu discurso artístico através de um espaço de experimentação, criatividade e desafios ao olhar.

A exposição tem sua itinerância em solo brasileiro realizada pela Fundação Iberê Camargo, Blanton Museum of Art e Pinacoteca do Estado de São Paulo, seguindo, então, para um giro norte-americano a partir do segundo semestre de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s