Bernd e Hilla Becher – a beleza através da dureza industrial

Retratos de caixas d’água, minas, torres de resfriamento, e outras construções apresentadas em esquemas de diversas imagens conjuntas, podem ser vistas como grandes esculturas que representam a era pós-industrial. Lacônicos e contundentes, a dupla de artistas alemães Bernd e Hilla Becher criou uma obra prima através de quase cinquenta anos de trabalho em parceria, que apesar de não serem escultores, receberam em 1990 o Leão de Ouro de Escultura da Bienal de Veneza. A escultura aqui é sinônimo de fotografias de paisagens industriais abandonadas, com suas formas duras e não menos belas, apresentadas pelas imagens criadas pelos artistas. Bernd e Hilla iniciaram seu trabalho em parceria em 1958 e casaram em 1961.

São conhecidos por suas “tipologias” – esquemas de fotos em preto e branco de diversos exemplos de um mesmo tipo de construção industrial. Para criar seus trabalhos, a dupla viajava para grandes minas e siderúrgicas, e sistematicamente fotografavam grandes estruturas, como torres sinuosas que levam carvão e minério de ferro para fornos que transformam minério em metal. A rigorosa escolha de fotos frontais das imagens individuais reunidas em esquemas apresentam a simplicidade de diagramas, enquanto a densidade de detalhes oferecem uma riqueza quase de enciclopédia de cada construção.

As tipologias simulam um croqui de engenharia, enquanto as paisagens evocam as experiências de um local específico. O que transforma os registros dos Becher em obras fascinantes é a maneira como fechavam os olhos para a funcionalidade das edificações, extraindo-as de seus contextos originais e ordenando-as em série, transformando cada frame fotografado em outras construções, estruturas e novos objetos.

Na dupla, não importava quem fotografava, pois a composição era definida detalhadamente pelos dois antes dos cliques. Bernd Becher nasceu em Siegen, em 1931. Participou da restauração de igrejas e foi aluno, em Stuttgart, de Otto Rössing, um representante pouco conhecido da “Nova Objetividade” (Neue Sachlichkeit). Em 1957, começou a estudar na Academia de Artes de Düsseldorf. Já Hilla Becher nasceu em Potsdam em 1934. Depois de passar por uma formação em fotografia entre 1951 e 1954, fugiu em 1955 da então Alemanha Oriental e começou a trabalhar como fotógrafa em Hamburgo. Dois anos depois, mudou-se para Düsseldorf e trabalhou para uma agência de publicidade, onde conheceu Bernd. Em 1958, mudou-se, ao lado do futuro marido, para a região de Siegen, uma das áreas industriais mais antigas da Alemanha.

Nos arredores de Siegen, a indústria metalúrgica começava ser substituída por siderúrgicas na região do Vale do Ruhr. Neste momento, Bernd tentou inicialmente reproduzir as paisagens da região em desenhos. O artista resolveu “congelar”, em fotografias feitas com uma câmera de pequeno formato, as imagens de demolição e abandono das minas desativadas. A idéia inicial era usar estas imagens como ponto de partida para seus desenhos. Gradualmente, Bernd passou, porém, a fotografar cada vez mais, revelando a tipologia da arquitetura da era industrial. Um trabalho de documentação aperfeiçoado através da estética e do método de Hilla.

Em 1961, os dois se casaram, compraram a primeira câmera profissional e um carro, com o qual iriam fazer viagens “arqueológicas” por paisagens da era pós-industrial não somente na Alemanha, mas também na França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e, mais tarde, nos Estados Unidos.

Bernd faleceu em 2007. Sua obra influenciou diversos artistas como Laurenz Berges, Andreas Gursky, Candida Höfer, Axel Hütte, Simone Nieweg, Thomas Ruff, Thomas Struth e Petra Wunderlich, além do canadense Edward Burtynsky que também produz criações dentro de propostas semelhantes. O projeto de criação a longo prazo dos Becher teve um impacto considerável no Minimalismo e na Arte Conceitual desde os anos 1970.

Anúncios

2 Respostas para “Bernd e Hilla Becher – a beleza através da dureza industrial

  1. Pingback: Tipologias dos Becher | sylviemvlopes·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s