Bike táxi pelo mundo

Um meio de transporte não poluente, acessível, simpático e sem dúvida, mais barato que os veículos tradicionais: a bike táxi.  Inspirado nos rickshaws indianos, o curioso veículo funciona de uma maneira bem simples: um triciclo com assento para o “motorista” e mais duas pessoas. Pelo mundo, faz sucesso em diversas cidades, não somente para passeios turísticos, mas como um transporte barato, não poluente, e de quebra, com uma vista interessante, já que normalmente não possui portas ou janelas. Além disso, dependendo do trajeto, a bike táxi chega antes, já que consegue evitar congestionamentos.

Diversas cidades oferecem o serviço. Somente em Paris, cinco empresas instalaram pontos pela cidade como Bastille, Louvre, Concorde, Saint-Michel e Notre-Dame.

O veículo já faz parte da história da cidade, com registros desde os anos 1940. Em Berlim o serviço é oferecido desde 1997.

Na Cidade do México, em menos de três anos desde sua introdução, em 2009, o sistema de transporte já carrega mais de 180.000 passageiros por ano. No município, foram introduzidas como parte de um projeto de revitalização do centro histórico e com o objetivo de redução de emissão de CO2. Em torno de 150 bicitaxis atendem a região central.

Em San Diego, são muito utilizadas na orla, mas circulam por toda cidade, assim como em Amsterdam. Em Londres, circulam somente na região central mais de 600 unidades dos veículos, sempre concorridíssimos, já que os carros particulares pagam pedágio para entrar no centro da cidade.

Em Porto Alegre, a Liquens foi responsável por trazer para a cidade em 2009, dentro da programação da Semana ARP da Comunicação. As bike-táxis foram usadas para translado no bairro Moinhos de Vento, durante os dias do evento, disseminando a ideia do ciclismo utilitário. A criação fez tanto sucesso, que as edições de 2010 e 2011 também contaram com o serviço, assim como este ano, quando o evento acontece novamente entre os dias 19 e 23 de novembro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s