Liquens conceito.arquitetura.design é a responsável pelo projeto dos Espaços Indoor e Outdoor da Semana ARP da Comunicação 2012

Evento acontece entre os dias 19 a 24 de novembro

A Liquens conceito.arquitetura.design é responsável, pelo nono ano consecutivo, pelas intervenções urbanas e arquitetura indoor da Semana ARP da Comunicação, que acontece entre os dias 19 e 24 de novembro em Porto Alegre. A dupla de arquitetos Daniela Corso e Joel Fagundes ficou responsável pela concepção e montagem de sete espaços no bairro Moinhos de Vento, que contam com os cenários das palestras no Sheraton Hotel, Instituto Goethe e Constantino, Exposição da Prefeitura Municipal de Porto Alegre junto ao Monumento do Parcão, lounges e displays urbanos. Além da Parada de ônibus, na esquina da Av. Goethe com 24 de Outubro, uma instalação com andaimes e painéis ecológicos.

“O projeto teve como norte a utilização de andaimes em todos os espaços, por sua versatilidade de construção e adequação aos ambientes internos e externos”, afirma Daniela. Painéis ecológicos são o suporte da programação visual, e as criações de lounges urbanos repetem o objetivo dos projetos anteriores de levar o evento para as ruas, trazendo ao público espaços que reúnem serviço, com bancos e tomadas além de informação. A dupla também assina o cenário do Jantar da Propaganda, que ocorre na próxima quinta-feira, dia 22, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul.

Pelo quarto ano, o destaque fica para as Bike-Táxis, que circulam pelas ruas do bairro Moinhos de Vento, transportando os participantes entre os eventos.  A Liquens, que levanta a bandeira do ciclismo utilitário, criou este “produto” em 2009, com a intenção de difundir os conceitos do ciclismo utilitário em Porto Alegre. “Acreditamos que seja uma oportunidade de abordarmos o assunto e contribuirmos para a conscientização da população, da importância dos meios de transporte alternativos, principalmente as bicicletas”, destaca Daniela.

Desde 1964, com o movimento das Bicicletas Brancas de Amsterdam, surgem diversos movimentos a favor do mesmo tema pelo Mundo: iniciativas como o Dia Mundial Sem Carro, as bicicletas comunitárias em Lyon, França, em 1975, a primeira Bicicletada no Brasil, em 1984, os Night Bikers, as pedaladas noturnas em São Paulo, de 1985. Em 2007, com a criação do Velib em Paris dá inicio ao maior programa de Bikes Comunitárias. “Nosso sonho é que as Bike-Táxis não sejam só uma atração nas ruas de Porto Alegre durante a Semana da ARP, mas parte do dia a dia das pessoas”, afirmam.

Liquens na ARP

Em 2004 e 2005 a dupla imprimiu o conceito do Caleidoscópio nos Armazéns e no Pórtico do Cais do Porto; Em 2006, um grande loft foi concebido no antigo Parque Fabril da Renner; Em 2007 o conceito de Intervenções Urbanas foi inserido nos espaços do bairro Moinhos de Vento. O projeto garantiu a Liquens o Grand Prix Colunistas RS 2008 de Ação Promocional do Ano, além de ouro na etapa nacional. Um reconhecimento pela vontade de levar a Semana para a população, fazendo o evento ganhar as ruas de sua cidade.

“É gratificante lembrar a concepção do projeto, a produção nas ruas, da Exposição na Passarela, com acervo da Memória da Propaganda – instalação inédita no Parque Moinhos de Vento – as boxes, como ficaram conhecidos os cubos de conteúdo, os lounges urbanos com as poltronas elétricas, carinhosamente batizadas pela população” afirma a dupla.

Em 2009, sob o tema Fora do Centro, a Liquens concebeu uma instalação em uma parada de ônibus, com parceria de André Venzon na criação do projeto. No mesmo ano, também fizeram parte das produções para o evento os troféus-estrela gigantes, que habitaram as ruas do bairro, receberam performances de artistas urbanos e conferiram um novo colorido ao evento. Além disso, foram responsáveis pelo projeto arquitetônico e curadoria de uma exposição com 10 profissionais do mercado. Foram convidados profissionais do ano de Salões anteriores, para criarem sob o tema da Semana. “Selecionamos diretores de arte, fotógrafos, designers. A ideia resultou numa exposição belíssima, de colorido ímpar. As pessoas que por ali passaram, puderam conferir trabalhos de renomados profissionais do mercado da comunicação, que, na maioria das vezes, são meros anônimos para o público em geral”, revelam.

Em 2010, as intervenções se concentraram no Parcão, com uma reedição da Parada, com uma roupagem high tech, em contêineres metálicos, fechamentos em vidro, TV e poltronas iluminadas e espaço Wi-Fi, disponibilizado gratuitamente para a população.

Neste mesmo ano, trouxeram uma exposição integrante da Bienal Brasileira de Design, que habitou espaços no Moinhos Shopping. Foram expostos 30 cartazes de profissionais e estudantes de design de todo Brasil, com foco em sustentabilidade. O tema foi além das produções expostas e também foi inserido no mobiliário do lounge que também integrava a exposição, com móveis em papelão.

Em 2011, o destaque ficou para as Bike Táxis, que já se tornaram marca registrada do trabalho da dupla e do evento, transportando o público dentro do bairro Moinhos de Vento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s