Galeria Mascate comemora um ano de existência com exposição de desenhos de Britto Velho

Série de desenhos e cartazes criados com as obras do artista fazem parte da mostra

Inaugura no dia 04 de dezembro, a última exposição de 2012 da Galeria Mascate, em Porto Alegre, comemorando seu primeiro ano de existência. Para a data comemorativa, Régis Duarte e Tiago Coelho selecionaram dez desenhos de Britto Velho. Além dos originais, Duarte e Paulo Brum, da Trama Design, assinam uma série numerada de dez cartazes criados com as obras do pintor, escultor e gravurista.

O trabalho de curadoria e criação dos cartazes teve duração de quatro meses: “começamos com uma visita informal ao atelier do Britto, e lá, remexendo seu acervo de desenhos, o convidamos para expor na galeria”, revela Régis Duarte. Mais de 300 obras foram fotografadas para a seleção, que incluem desenhos criados entre 1970 a 1985. O processo de seleção ficou por conta da equipe da Mascate e Trama Design. “Deixei que eles escolhessem o que melhor se encaixava com as ideias que foram surgindo”, afirma Britto Velho. “Foi uma surpresa muito positiva, fiquei encantado com o trabalho deles. São personagens importantíssimos neste projeto, vibrei muito com cada releitura que eles apresentavam”, conta.

Dos 10 desenhos selecionados, nenhum possui título. O artista argumenta: “Nenhum dos meus trabalhos tem nome. Após finalizado pelo artista, ele morre. Só renasce quando uma pessoa se projeta nele e cria a sua interpretação, uma nova verdade. O melhor exemplo desta minha declaração é o trabalho realizado pelo Régis e o Paulo, que souberam subverter e transformar os desenhos em novas criações”.

Além da exposição, no mesmo dia ocorre o lançamento da linha Britto Velho Decoració, um parceria com a Casa Rima. São quatro estampas disponíveis com obras do artista. A Galeria Mascate fica na rua Laurindo, 332.

Saiba Mais

Carlos Carrion de Britto Velho nasceu em 1º de junho de 1946, em Porto Alegre. Em 1971 realiza sua primeira exposição individual. Professor, pintor, gravurista, escultor, leciona desde 1978. Já expôs na Bienal de São Paulo, Bienal de Havana, Bienal do Mercosul, em diversas cidades brasileiras, além de exposições no Uruguai, Argentina, Espanha e França. Nestes 41 anos de carreira, já teve mais de 35 mostras individuais e mais de 90 coletivas. Após temporadas na França e em São Paulo, retornou à Porto Alegre em 1991, onde vive até hoje com sua esposa Zuneide.

Galeria Mascate

Sentindo a carência na cidade de uma galeria que realmente misturasse arte, fotografia contemporânea, design e moda, o fotógrafo Tiago Coelho e o designer Régis Duarte criaram a Galeria Mascate em setembro de 2011.

O nome Mascate ficou sempre associado à imigração árabe no Brasil, resultante do grande contingente de imigrantes proveniente do Líbano e da Síria que se dedicaram a esta atividade. Em menor número chegaram também ao Brasil imigrantes de outros pontos do antigo Império Otomano, como Turquia, Palestina, Egito, Jordânia e Iraque.

A mascateação introduziu inovações que hoje são traços marcantes do comércio popular, como as práticas de alta rotatividade e alta quantidade de mercadorias vendidas, das promoções e das liquidações. Inicialmente os mascates visitavam as cidades do interior e as fazendas de café, levando apenas miudezas e bijuterias. Com o tempo e o aumento do capital, começaram também a oferecer tecidos, roupas prontas e outros artigos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s