Origami

6104504567_cefc844ccb_o

Um quadrado de papel que pode se transformar nas mais diversas formas, com muitas dobraduras e um pouco de paciência. O Origami é uma arte tradicional e secular japonesa que surgiu durante o Período Heian (794 – 1185) e é extremamente popular em seu país de origem.

chaos0114

A atividade era algo bastante formal, de origem folclórica religiosa, cujo objetivo era limitado às cerimônias. Foram os samurais, no início do século XVII, os responsáveis pela criação dos primeiros origamis que conhecemos atualmente. O mais interessante é que, ao contrário da visão infantilizada que se tem até hoje da arte de dobradura de papel, até o início do século XIX, o origami foi praticado como passatempo restrito aos adultos de classes altas, únicas que podiam comprar papel, artigo de luxo na época.  No fim do período Edo (1603-1867), a prática se estendeu às mulheres e crianças.


tsuru2-225x300

O primeiro e mais famoso dos Origamis é o tsuru. Também conhecida como orizuru, a garça em dobradura representa felicidade e longevidade. Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Alguns modelos foram introduzidos nas cerimônias religiosas (Shinto). Os casamentos eram celebrados com copos de saquê dobrados em papel com borboletas, representando a noiva e o noivo. As borboletas fêmea e macho simbolizavam a união.

S11-2

Os guerreiros Samurai trocavam, entre si, presentes enfeitados com “noshi”, pedaços de papel dobrados em leque, de várias formas, seguros com faixas de carne seca. Os mestres das cerimónias de chá recebiam diplomas dobrados de forma especial. Depois de os diplomas abertos estes não podiam voltar à sua forma inicial sem se realizarem outras dobras no papel.

chouhousyu2

No Período Muromachi (1338 – 1576) o papel tornou-se um produto mais acessível e o Origami começou a ser utilizado para distinguir as diversas classes sociais, conforme os adornos que as pessoas usavam.

Hiden_Senbazuru_Orikata

A democratização do Origami surge durante o Período Tokugawa (1603-1867).  Em 1797 foi publicado o livro Hiden Senbazuru Orikata contendo o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado da Índia.

A arte em dobradura também era praticada pelos muçulmanos, que levaram a atividade para a Espanha. Segundo a religião, a criação de figuras em Origami era proibida, e seu uso ficou restrito a estudos matemáticos e astronômicos. Após a expulsão dos árabes da Península Ibérica pela Inquisição, os espanhóis também desenvolveram sua arte em papel, batizando-a de Papiroflexia. Da Espanha espalhou-se pela a América do Sul, e, com as rotas comerciais terrestres, o Origami se dissemina Europa e, mais tarde, nos Estados Unidos.

Em 1845 foi publicado outro livro (Kan no mado) que incluía uma coleção de aproximadamente 150 modelos Origami. Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. Com esta publicação, o Origami espalha-se como atividade recreativa no Japão.

Akira Yoshizawa

O pai do Origami moderno é o japonês Akira Yoshizawa. É a Yoshizawa que se deve a simbologia atual de instruções de como dobrar os modelos (Sistema Yoshizawa – Randlett, 1956). Este sistema é a contribuição mais importante para o Origami desde a invenção do papel, já que permite a difusão internacional das várias criações. Para Yoshizawa o Origami é uma filosofia de vida.

BIGorchestra_studio.jpg

O escultor Eric Joisel, falecido em 2010, construía complexas esculturas em origami, levando a prática para outro nível. Suas peças nunca são regulares e impossíveis de reprodução, pois eram resultados de improvisação, algumas levaram anos para serem finalizadas. Suas obras já estiveram expostas em museus como o Louvre, Matsuya Ginza em Tóquio, entre outros.

image (1)

Robert J Lang é conhecido por suas criações em grande escala, intituladas “Origamis Monumentais”, que vão desde animais como o Pteranodon exposto no Redpath Museum em Montreal, a uma orquestra em tamanho natural. O artista é conhecido por ser um pioneiro no trabalho multidisciplinar entre o origami e a matemática, construindo os mais complexos origamis criados até hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s