Moda e Interiores

o-universo-moda-e-arquitetora-em-unissono_2

Ronaldo Fraga estampa vestidos, camisetas, sapatos, almofadas, roupas de cama, papéis de parede, jogos americanos, louças. A célebre caveira de Alexandre Herchcovich pode ser encontrada em canecas, copos e jogos de toalhas. Tom Ford inspira uma coleção de inverno de roupas de cama. A moda está saindo dos armários e invadindo toda a casa.

linha_bikes_ronaldo_fraga_tokstok

Tok-Stock

Com o objetivo de ampliar a variedade de opções de padronagens de peças de decoração e utilidades domésticas, diversas empresas estão agregando grandes nomes da moda a suas marcas, de uma maneira que o consumidor vista a assinatura de seu estilista preferido do guarda-roupa à mesa de jantar.

alexandre-herchcovitch-tokstok-2

Ultrapassando a fronteira entre moda e decoração, estampas, cores e estilos referência de nomes da moda tomam forma de objetos vendidos por lojas de objetos de decoração ou inspiram coleções que fogem do lugar comum.

ari-beraldin-1409-21_652x408

A coleção de inverno 2011 do designer têxtil Ari Beraldin é um exemplo. Composta por 18 criações (lençóis, colchas, cabeceiras, almofadas decorativas, pantufas e linha gourmet), a coleção traz referências à produção do estilista norte-americano Tom Ford. Tons de cinza, preto, azul, bege e branco, além de estampas de listras e xadrez marcam as composições.

casa_beraldin

“Normalmente o mercado oferece tudo muito floral, feminino, com bordados, babadinhos e plissados. Essa nova linha é mais reta, sóbria e inspirada na moda”, conta Beraldin. “No momento, tento me inspirar no que está em alta na moda masculina, como o listrado e o xadrez, que acompanham as linhas da cabeceira da cama, da prateleira na parede ou mesmo da arquitetura da casa. Para se sentir no campo, a pessoa não precisa necessariamente dormir numa estampa floral”.

10709_3_1

Aproveitando essa oportunidade, grandes nomes da moda também começaram a desenvolver coleções para casa em paralelo às coleções de verão e inverno, em peças com a mesma personalidade das que se encontram no closet. Na Europa, é possível vestir sua casa de Hermès, Giorgio Armani, Fendi, Diesel e Zara.

armani_casa-3

No Brasil, Adriana Barra estende sua estamparia marcante para móveis, pastilhas de cerâmica e uma linha de maçanetas e cadeados. Almir Slama criou três linhas de toalhas, louças de piscina, bolsas e acessórios de jardim: Floral Batuque, com flores e movimentos do maracatu, a Nautilis, com motivos aquáticos e marinhos, e a Geobrasilien, inspirado no geometrismo do estilo art déco.

300x400

A facilidade dessas criações em paralelo se apresenta através das semelhanças na criação e seleção de cores, texturas e até formatos: drapeados de vestidos em cortinas, rendas que podem ser aplicadas em camisas e abajures, almofadas com estampas saídas de saias.

DSC_0576

A Liquens já participou de um processo de transformação da moda para a casa, com o projeto Reinaldo Lourenço para DellAnno, que resultou na estampa chamalote, usada em placas de MDF, e a linha de móveis com o mesmo nome. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s