O melhor do design na MOST

7

O Salone del Mobile de Milão iniciou na última terça-feira. Além da mostra tradicional nos pavilhões, o Museu Nazionale dela Scienza e della Tecnologia recebe uma das plataformas mais interessantes do circuito, a mostra MOST.

 6

Na sua segunda edição, a MOST foi criada e tem curadoria de Tom Dixon. O designer autodidata britânico foi chefe de criação da cadeia de lojas Habitat e da fábrica finlandesa de móveis Artek. Sua carreira artística começou quando descobriu o prazer em soldar quadros de motos estragados, depois de ter sido forçado a deixar sua banda disco-punk intitulada Funkapolitan, quando quebrou a perna em um acidente de moto. Projetista de elevado instinto comercial, Dixon se interessou não apenas pelo desenho das próprias peças, mas principalmente por colocar em prática um sistema de produção e venda que lhe permitisse atender à demanda sem perder encomendas, fundando em 2001 a Tom Dixon Ltd, marca que produz totalmente seus trabalhos.

5

Com o tema Design: returning power to the designer and challenging the status quo, a ideia de Dixon é que a MOST crie um “manifesto do ‘embate’ entre a inclusão do artesanal assim como da prototipagem rápida, do fast food assim como do slow food, do digital e também do analógico”. A mostra tem a participação de marcas que exploram novos materiais, tecnologias, técnicas de produção e sistemas de distribuição.

 4

Os visitantes podem no espaço do designer conferir dois tipos de ambientes contrastantes – o “duro” e o “suave” – uma história de opostos onde temas contraditórios parecem estar muito bem lado a lado. A visitação se apresenta como uma jornada teatral através de um rústico armazém até um brilhante e asséptico showroom. O caminho revela o mais recente em iluminação e mobiliário, onde angulares pingentes fundidos em areia estão junto a materiais em aço cromado ultra polido.

Esta atração de opostos define uma nova estética contemporânea, combinando um forte senso de herança com um investimento saudável em inovação futurista – refletindo uma nova sensibilidade britânica que sustenta toda a coleção 2013 da Tom Dixon.

 3

Além de apreciar o trabalho de  Dixon, os visitantes podem conhecer a Grand British Tea House. Clássicos sanduíches de pepino, baked scones com crème e geléia de morango e chás são servidos usando sua nova coleção de utensílios para casa.

1

Na exposição glass meets wood, as marcas tchecas LUGI e Brokis, a primeira especializada em mobiliário e a segunda, em vidro, uniram forças para criar uma exposição que explora o equilíbrio entre móveis e iluminação, entre a madeira e o vidro e entre materiais neutros e coloridos

2

A MOST também apresenta as exposições school of form, japan handmade, textile futures, 10 japanese designers in koloro-desk e zieta prozessdesign. Até 14 de abril. Para saber mais, acesse: http://www.mostsalone.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s