Eles já foram usados em construções de sucata feitas por crianças, são reaproveitados para projetos de faça você mesmo para utilidades domésticas, e em sua maioria, vão para o lixo. Mas agora têm mais uma utilidade: suporte para obras de arte.
As criações são da artista francesa Anastassia Elias. Ela corta pequenas figuras de papel e cola dentro dos rolos, como se fossem túneis de base para a imagem criada. O trabalho meticuloso é todo feito com pinças, para preservar a delicadeza das peças recortadas e coladas uma a uma.
Os quadrinhos tridimensionais apresentam um resultado visual incrível de acordo com a incidência de luz sobre eles. A artista cria imagens comuns do dia a dia e outros lugares fantásticos, e as descreve como “fotografias feitas com papel”.
Ao longo do tempo, os rolos foram divididos em séries por temas, como esportes, natureza e profissões. A artista de 35 anos, diz que leva, em média, entre duas e três horas para completar cada um dos rolos. Em seguida, as imagens são fotografadas contra a luz e em diferentes ângulos, para dar mais realismo às cenas.
Recentemente, Anastassia lançou uma coletânea dessas obras em um livro intitulado “Rouleaux”. Para saber mais, acesse: http://www.anastassia-elias.com/