Design Weekend 2013 Bruno Borne | Liquens para DellAnno

074

Durante o Design Weekend 2013, de 15 a 18 de agosto, transformamos a loja da DellAnno no D&D Shopping, em São Paulo, em uma galeria de arte, abordando o conceito site specific.

Com temaA imagem é sempre virtuala Liquens convidou o artista Bruno Borne para explorar uma abordagem diferente para a ideia de habitar os espaços.

A ideia foi aproximar a arte, a arquitetura, o design e a matemática da obra de Borne, do universo DellAnno, durante o maior evento de design do Brasil. Identificamos áreas de intersecção entre a DellAnno e a estética da obra do artista.

Bruno investiga o espaço utilizando o desenho como ferramenta para sua compreensão, criando labirintos temporais. O observador é convidado a viajar por esses labirintos e a compreender mensagens sobre esse percurso, onde a duplicação do espaço exercita o convívio entre o habitável e não habitável. Ultrapassando os limites físicos, Borne propõe ir além do que enxerga o olhar, a transcender. Explorar pontos cegos, perspectivas, ângulos não percebidos a olho nu, exercitar o olhar de quem percebe.

Levamos para a loja da DellAnno, a obra Relógio Especular, recentemente exposta da Casa de Cultura Mario Quintana e premiada no 2º Premio IEAVI – Instituto de Artes Visuais do Rio Grande do Sul.

No processo criativo de Borne, há sempre o registro dos estudos da obra.

Confira o processo de Relógio Especular http://vimeo.com/72378318

Bruno também criou uma obra para o espaço, Distorção composta de uma imagem site-specific do próprio ambiente. O trabalho tem como referência a série Distortion (1933) do fotógrafo André Kertész. Foi realizado por meio de computação gráfica e reproduz detalhes arquitetônicos do ambiente vistos através de uma reflexão digital de uma superfície deformada virtualmente.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sobre Bruno Borne

É mestrando em Poéticas Visuais no PPGAV UFRGS, graduado em Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo. Suas principais exposições foram Seção Invertida na Galeria Lunara, RS; Espelho Refletido no Centro Cultural HO, RJ e Cartão de Visita na Galeria Gestual, Porto Alegre, RS. Em 2010 foi vencedor do V Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria destaque em mídias tecnológicas. Tem obras em acervos públicos do MACRS e Pinacoteca Aldo Locatelli, Prefeitura de Porto Alegre.

Sobre o DW! Design Weekend

O DW! é um festival urbano de design composto por centenas de eventos independentes, simultâneos, integrados por um “Programa Oficial”. Ele foi criado para promover o design e suas conexões com a arte, arquitetura, urbanismo, decoração, inclusão social, agregação de valor, negócios e inovação tecnológica. Concebido e realizado pela Summit Promo e Abril Mídia, com curadoria da Revista Casa Claudia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s